In memoriam
Homenagem ao professor Emmanuel Carneiro Leão

1927-2023
Emmanuel Carneiro Leão, professor emérito da UFRJ, foi um dos grandes responsáveis pela introdução do pensamento de Martin Heidegger no Brasil, de quem foi aluno quando se doutorou em Filosofia pela Universidade de Freiburg, Alemanha. São de sua autoria algumas das primeiras traduções dos textos do filósofo alemão para o português no Brasil.
Emmanuel Carneiro Leão soube transmitir a seus muitos alunos a paixão pelos clássicos da filosofia, especialmente pela filosofia antiga. Inspirado em Heidegger e em Nietzsche, traduziu, ainda em 1980, numa edição bilingue, os fragmentos de Heráclito de Éfeso, pela Editora Tempo Brasileiro. Juntamente com seu amigo Eduardo Portela, teve atuação editorial destacada na Revista Tempo Brasileiro, periódico de grande relevância para o debate filosófico e cultural no período de redemocratização do país.
Foi também um dos responsáveis por uma das mais prestigiadas coleções de filosofia no Brasil, a Coleção Pensamento Humano, da Editora Vozes. Emmanuel Carneiro Leão foi professor de Poética da Faculdade de Letras da UFRJ, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ e membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.